Pacaembu

Relações com Investidores

Estratégias e Vantagens Competitivas

O plano de negócios da Companhia tem como elementos centrais dois componentes próprios do mercado de baixa renda, os quais, combinados corretamente, formam o núcleo da nossa estratégia: (i) assertividade de produto e (ii) preços adequados e competitivos.

Nesse sentido, a Pacaembu pretende buscar a maior assertividade possível, mapeando o mercado para verificar qual produto é o mais adequado ao seu público alvo. Atualmente, de acordo com pesquisas realizadas pela empresa de pesquisas Ideia Brasil, cerca de 80% dos entrevistados do interior do país têm preferência por empreendimentos horizontais abertos, de casas térreas não geminadas e com possibilidade de expansão e, portanto, a Companhia pretende continuar focando nesse tipo de produto.

Com relação ao preço, a Companhia busca alcançar os preços mais competitivos possíveis e, para tanto, entende que deve continuar investindo na melhoria dos processos produtivos e modelo de gestão que permitam economias de escalas só obtidas em grandes projetos.

Visando estabelecer um planejamento estratégico de longo prazo, a cerca de dois anos a Pacaembu vem aprofundando os estudos em aproximadamente 60 cidades brasileiras, cujo tamanho e características demográficas – renda domiciliar, crescimento do número de famílias, casamentos, divórcios, etc. – favorecem o modelo de empreendimento. A Companhia busca nestas cidades um potencial de absorção de moradias que possibilite a permanência local da Pacaembu no médio e longo prazos – entre 5 a 10 anos pelo menos.

Dentre as cidades analisadas, 16 se encontram fora do estado de São Paulo, mais especificamente, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e norte do estado do Paraná. Essas regiões se mostram favoráveis ao desenvolvimento dos nossos projetos em termos de potencial de demanda, assim como disponibilidade de áreas topograficamente adequadas ao desenvolvimento do nosso produto típico – áreas grandes e planas para desenvolvimentos horizontais.

Um dos objetivos da Companhia é avançar no modelo atual de negócios e aproveitar as boas oportunidades oferecidas atualmente pelo mercado, realizando investimentos de expansão de forma disciplinada, seguindo criteriosas análises mercadológicas e financeiras.

Como principais vantagens competitivas a Companhia destaca os seguintes aspectos:

  • Equipe especializada e altamente experiente no desenvolvimento e execução de projetos habitacionais de interesse social, o que pode ser comprovado pelas mais de 61 mil unidades vendidas ao longo de sua história.
  • A maioria das vendas da Pacaembu são realizadas por equipe própria, em lojas localizadas nas cidades em que possui projetos em desenvolvimento. A Companhia acredita que o uso de força de vendas própria permite treinamento especializado e maior controle nos processos de vendas e repasse, além do foco total na comercialização dos empreendimentos, resultando em menor custo de vendas. Nos últimos meses, a utilização de tecnologia por meio de plataformas digitais tem se mostrado uma estratégia eficiente para a realização e manutenção do ritmo das vendas, num ambiente de isolamento social, que impede parte relevante das visitações às lojas.
  • Rapidez e eficiência no ciclo de construção. Acreditamos que o elevado nível de padronização dos nossos produtos, associado a uma cadeia de fornecedores bem desenvolvida e a equipes de gestão dedicadas a cada empreendimento, permitem um ciclo de construção rápido e eficiente.
  •  A venda é reconhecida no momento em que o crédito do cliente é aprovado e o contrato é assinado com a instituição financeira, o que contribui para a inexistência de distratos. O trabalho das equipes de vendas é desenvolvido em conjunto com correspondentes da Caixa Econômica Federal, que se encarregam do processo de avaliação e aprovação do crédito dos clientes junto à instituição. A venda só é concretizada após a assinatura do contrato do cliente junto à instituição financeira.
  •  A existência de barreiras práticas para a entrada de novos agentes no segmento de atuação facilita a expansão dos negócios da Companhia. A complexidade envolvida no processo de desenvolvimento conceitual e aprovação do parcelamento do solo de grandes áreas urbanas, processo esse necessário para os projetos da Companhia, aliada ao tempo e energia necessários para a superação dos entraves burocráticos, legais, ambientais e técnicos existentes nesta tipologia de produto, se traduzem em barreiras práticas para a entrada de novos agentes no segmento, dificultando o surgimento de novos competidores.