Pacaembu

Relações com Investidores

Histórico e Perfil Corporativo

PERFIL CORPORATIVO

Com 29 anos de experiência, a Pacaembu é uma das maiores especialistas no desenvolvimento e construção em grande escala de casas térreas, padronizadas e não geminadas, em empreendimentos horizontais e abertos, em bairros planejados com infraestrutura completa, na sua maioria localizados em municípios do interior do estado de São Paulo.

Atualmente a Companhia possui ao redor de 7,9 mil unidades residenciais de padrão econômico em construção, dirigido ao público consumidor com baixa renda.

Ao longo de sua existência, a Companhia lançou empreendimentos localizados em cerca de 40 cidades do estado de São Paulo, perfazendo mais de 61 mil unidades vendidas.

Concentra seus esforços no programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, pois enxerga grande oportunidade de crescimento e baixo risco de inadimplência em razão da estrutura do Programa e do modelo de concessão do crédito imobiliário, através do qual o financiamento das unidades vendidas é realizado pela Caixa Econômica Federal no ato da venda (mesmo no caso de unidades na planta), por meio dos recursos do Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço (“FGTS”), eliminando as possibilidades de distrato.

Seus projetos arquitetônicos, envolvem o planejamento, aprovação e execução de grandes bairros residenciais planejados com infraestrutura completa, inclusive com ruas asfaltadas, rede de água e esgoto, iluminação e casas térreas não geminadas. Esses projetos também contam com áreas destinadas à exploração comercial, assim como um conjunto de equipamentos públicos capazes de atender as demandas da população local, tais como: (i) escolas, (ii) creches, (iii) postos de saúde, (iv) centros de assistência social e (v) espaços para prática desportiva, reforçando a atratividade do produto. A Companhia acredita que essas características são um diferencial importante para o mercado em que atua, fazendo com que os seus produtos tenham alta demanda, permitindo imprimir altas velocidades de vendas e rápido ciclo de construção.

1991

Foi fundada a empresa Embrás Construtora Ltda. (“Embrás”) pelos sócios Eduardo e Wilson de Almeida.

1994

A Embrás assinou o empreendimento Jardim Lavínia, na cidade de Marília, embrião da futura modalidade de Crédito Associativo com recursos do FGTS junto à Caixa Econômica Federal. Este foi o início da atuação dos Fundadores no mercado de baixa renda junto à Caixa Econômica Federal, nas modalidades Crédito Associativo e PAR (Programa de Arrendamento Residencial).

2008

Os Fundadores assumiram o controle da empresa Haus Construtora Ltda., constituída em 2004 (“Haus”), ampliando sua atuação na área.

2009

Foi lançado pelo Governo Federal o Programa “Minha Casa Minha Vida”, ano em que a Haus assinou os empreendimentos Parque Residencial Nova Esperança em São José do Rio Preto, com 2.509 unidades habitacionais e Residencial Santa Maria em Botucatu, com 407 unidades habitacionais, iniciando a atuação da Haus no Programa Minha Casa Minha Vida.

2011

Iniciou-se o processo de modernização, profissionalização e crescimento da Haus, com a criação de um novo modelo de gestão e o atual formato de Diretoria Executiva. No mesmo ano, ocorreu a entrega do Residencial Parque Nova Esperança em evento com a presença da então Presidente da República, Dilma Rousseff.

2012

Os Fundadores adquiriram o controle da Companhia, que até então atuava sob a denominação “Pacaembu Construções e Empreendimentos Ltda.”, constituída sob a forma de sociedade limitada em 5 de abril de 1993 por Renato Dourival Lerner e Ricardo Abraao Pedro, momento em que se consolidou a marca Grupo Pacaembu.

2013

A Companhia adquiriu uma nova estratégia para passar a atuar apenas nas faixas 1,5 e 2 do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, por enxergar grandes oportunidades de crescimento e baixo risco de inadimplência.

2014

Incorporação da Haus e Embrás, período em que também teve a publicação do primeiro balanço financeiro auditado.

2015

A Companhia: (i) conquistou o Prêmio ITC, figurando na 36ª posição no ranking das Maiores Construtoras do País, subindo 11 posições em relação ao ano anterior; e (ii) conquistou a 2ª posição na categoria “Construção Imobiliária – Capital Fechado” pela revista Isto É Dinheiro no prêmio “As Melhores da Dinheiro”.

2016

Instituiu seu Conselho Consultivo de Administração e filiou-se à ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras).

2017

Conquistou o primeiro lugar no ranking de Construção Imobiliária – Capital Fechado da “As Melhores da Isto é – Dinheiro”.

2018

Reestruturação do seu modelo societário, tornando-se uma sociedade anônima de capital fechado, estabelecendo formalmente seu Conselho de Administração.

2019

Presidência da Diretoria da Companhia foi assumida pelo Sr. Wilson Amaral e os Fundadores passaram a fazer parte do Conselho de Administração.

2020

Em 2020, a Companhia foi classificada como a segunda colocada em volume de metros quadrados construídos pelo tradicional Ranking das 100 Maiores Construtoras do Brasil, realizado pela INTEC Brasil. Além disso, a organização do prêmio reconheceu as primeiras colocadas em quatro áreas distintas, sendo a Pacaembu a vencedora na categoria Obras Concluídas.

1991
1994
2008
2009
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020